Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Construtora é condenada a pagar taxas de condomínio atrasadas

Publicado por Thales de Menezes
há 9 anos

No dia 12 de fevereiro de 2015, o Desembargador Francisco Vildon J. Valente, julgando a Apelção Cível de nº 119200-22.2012.8.09.0206, confirmou a sentença proferida no processo de protocolo 201291192000 no sentido de condenar a Construtora a pagar as taxas de condomínio atrasadas de uma unidade do edifício.

A Ação tratava-se de uma cobrança de taxas de condomínios do período que abrangia 2006 a 2011, onde a Construtora era a parte cobrada.

Em sua defesa, a Ré alegou que havia vendido o imóvel para um terceiro, logo era desse a obrigação de pagar os valores objeto da Ação.

Apesar disto, o juízo de origem julgou o mérito condenando-a a pagar o débito descrito. Razão pela qual foi interposta a Apelação, solicitando que o tribunal reformasse a sentença.

Analisando a questão, o desembargador comentou que as despesas de condomínio se tratam de obrigações de pagar, derivadas da propriedade, direito real por excelência. Nascem de um direito real do devedor sobre determinada coisa, a que aderem, acompanhando-o, em suas mutações subjetivas. São as chamadas obrigações propter rem, em terminologia mais precisa, mas, também, são conhecidas como obrigações reais, ou mistas.

Menciona ainda que, sob tal prisma, o Superior Tribunal de Justiça tem afirmado que a ação de cobrança de quotas condominiais pode ser proposta, tanto contra o proprietário do imóvel, como em face do promissário comprador, ou afins, já que o interesse primordial é o da coletividade de receber recursos para o pagamento de despesas indispensáveis e inadiáveis, podendo o credor escolher entre aqueles que tenham uma relação jurídica vinculada ao imóvel.

Ademais, no caso em questão, a Ré não juntou comprovante de que recebera pela compra e venda firmada, com terceiro. Também, não há provas, nos autos, de que o Condomínio Autor tinha ciência desta negociação.

Com efeito, - concluiu o ilustre julgador - ainda que tenha ocorrido transmissão de direitos sobre o imóvel a terceiro adquirente, a 1ª Apelante continua a responder pelas obrigações provenientes do bem alienado, porquanto não houve a anotação regular junto a matrícula do imóvel em cartório extrajudicial competente, pois a natureza da obrigação pelo pagamento de taxas condominiais, como dito, anteriormente, é real e não pessoal, não podendo o responsável furtar-se ao seu cumprimento.

Logo, a Construtora foi condenada a pagar pelos valores das taxas de condomínio atrasadas.

Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações32
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações295
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construtora-e-condenada-a-pagar-taxas-de-condominio-atrasadas/225655502

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)