Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

TJGO desconstitui penhora de imóvel de propriedade dos irmãos do executado

Publicado por Thales de Menezes
há 9 anos

No dia 10 de fevereiro de 2015 a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, ao julgar a apelação de número 82376-49.2011.8.09.0093, manteve a sentença do processo de número 201190823764, no sentido de desconstituir a penhora sob o imóvel indicado pelo exequente da Ação.

O processo tratava-se de uma Ação de Execução em que o Exequente havia indicado, com o fim de garantir seu crédito, um imóvel que constava como proprietário o Executado, a fim de que este fosse penhorado e o valor repassado para quitar a dívida.

Acontece que, no decorrer da Ação, os irmãos do Executado apareceram no processo alegando que o imóvel penhorado era de propriedade deles, apresentando documentos que comprovavam tal fato.

Dirimindo a lide, a ilustre julgadora asseverou que nos termos do art. 1.046 do CPC, já citado, ao terceiro prejudicado por ato de apreensão judicial, como em casos de penhora, caberá embargos de terceiro com o fim de reavê-los. O qual foi procedido pelos irmãos do Executado.

Afirma ainda que no presente caso o imóvel penhorado nos autos de execução pertencente aos irmãos do executado, as quais não fazem parte da relação processual, não é passível de penhora.

Desta forma, em consonância com a sentença antes proferida, o imóvel fora desembaraçado da penhora, uma vez que não era de propriedade do Executado.


Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações32
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações89
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjgo-desconstitui-penhora-de-imovel-de-propriedade-dos-irmaos-do-executado/219401187

Informações relacionadas

Telma  Dantas, Juiz de Direito
Modeloshá 4 anos

Petição inicial - Ação de indenização por danos patrimoniais e morais por não prestação de serviço

Consultor Jurídico
Notíciashá 14 anos

Adesão a Refis autoriza substituição de penhora de bens

Petição Inicial - TJSP - Ação Substituição dos Bens Penhorados - Execução de Título Extrajudicial

Wendel Azevedo, Juiz de Direito
Modeloshá 6 anos

Desconsideração da personalidade jurídica

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

2.4 Dano moral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)